jump to navigation

PROJETO

“sustentável é consumir menos, mas se tiver que consumir que seja consciente”

A MATECO é uma materioteca ecológica, ou seja, uma “biblioteca” de materiais ecológicos. Um centro de pesquisa, desenvolvimento, promoção e distribuição de materiais ecológicos.

O projeto promove a utilização de materiais ecológicos através da disponibilização de informações sobre os materiais, seus critérios de avaliação, seus processos produtivos, produtores, disponibilizando este banco de dados (MATERIOTECA) virtual e online.

A MATECO surgiu do trabalho de conclusão do curso em Desenho Industrial e trabalho de iniciação científica, ambos realizados na Universidade Presbiteriana Mackenzie pelo Designer Wiliam Comin sob a orientação do Prof. Mestre Ivo Pons e em conjunto com as atividades do Design Possível.

MISSÃO: Disponibilizar acesso a informação sobre materiais ecológicos, facilitando o encontro entre produtores e consumidores, colaborando assim para o desenvolvimento sustentável.

O projeto apresentou os materiais ecológicos no IV e V Mostra de Boas Práticas Ambientais realizado pela secretaria do verde e do meio ambiente em São Paulo no mês de outubro de 2007 no Ibirapuera e em dezembro de 2008, no Parque da Luz.

IV Mostra de Boas Práticas Ambientais – Ibirapuera – 2007

dsc02189

V Mostra de Boas Práticas Ambientais – Parque da Luz – 2008

dsc02182

V Mostra de Boas Práticas Ambientais – Parque da Luz – 2008

Em maio de 2009 realizamos uma palestras sobre materiais ecológicos na Universodade de Guarulhos para a turma de Desenho Industrial.

Imagem 017

Palestra Materiais Ecológicos – UNG – 2009

Em 2009 a MATECO marcou presença na Adventure Sports Fair junto com a Kojima, demonstrando a Sinalização Verde com materiais ecológicos.

adventure fair

MATECO e Kojima na Adventure sports fair, Sinalização em PET – Bienal – 2009

O Projeto Mateco também desenvolve uma materioteca ecológica específica para Comunicação Visual dentro da empresa Kojima, um dos apoiadores do Projeto, que também realiza projetos de Comunicação Visual com conceitos e materiais sustentáveis.

Exposição na Semana da Sustentabilidade na Livraria Cultura em São Paulo :

Apoio:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: